Home :: Ciência Política em Portugal :: Ensino Secundário
Ensino Secundário

Caros associados,

É com grande prazer que lhes anuncio que foi homologado o Programa de Ciência Política para o 12º ano de escolaridade. Pela primeira vez, a Ciência Política passa a constar dos curricula do ensino secundário. Embora a disciplina em causa seja apenas uma "opção de escola", ela poderá ter algum êxito se suscitar a adesão das escolas e dos próprios docentes.

Para além de dar visibilidade à nossa área de estudo e de poder motivar mais alunos para o seu aprofundamento ao nível universitário, a presença da Ciência Política no ensino secundário constitui também uma oportunidade de emprego para os licenciados nesta área. Por isso, as universidades que oferecem a Ciência Política ao nível da licenciatura deverão estar atentas a esta nova realidade não deixando, por exemplo, de contactar o Ministério da Educação no sentido de estabelecer a capacidade dos seus estudantes para leccionar a referida disciplina.

O Programa de Ciência Política para o 12º ano, que contou com a colaboração directa de dois membros dos corpos directivos da APCP e a quem muito devemos ( os Professores João Rosas e Marina Costa Lobo), pode ser consultado em

http://www.dgidc.min-edu.pt/programs/prog_hom/ProgCienciaPolitica.pdf 

António Costa Pinto
6 de Setembro de 2006