APCP – Página inicial

Tornar-se sócio

Se é professor ou investigador nesta área ciêntifica torne-se sócio ou membro associado (saber mais...). Envie-nos o seu Curriculum Vitae actualizado para: socios@apcp.pt.

Todos os nossos sócios estão listados aqui e no Anuário de Sócios. Regularmente recebem informações, conteúdos relevantes e têm acesso a diversos descontos como por exemplo na inscrição do Congresso Bi-anual, nas actividades promovidas pelas secções, e em algumas assinaturas de revistas portuguesas da especialidade.

Ciência Política

Ensino Secundário

No curricula do ensino secundário existe, desde 2006, o Programa de Ciência Política para o 12º ano de escolaridade.

Licenciaturas

16 Universidades Portuguesas oferecem cursos de licenciatura em Ciência Política ou em áreas relacionadas. Consulte a lista completa aqui.

Pós-Graduações e Mestrados

Em 15 Universidades Portuguesas é possível prosseguir estudos de Pós-Graduação em Ciência Política ou em áreas relacionadas. Consulte a lista completa aqui.

Doutoramentos

Existem neste momento 25 cursos de Doutoramento em Ciência Política ou em áreas relacionadas distribuidos por 12 Universidades Portuguesas. Consulte a lista completa aqui.

Notícias

Jornadas

I Jornadas doutorais APCP

Temos o prazer de convidar para submissões no âmbito da APCP I PhD Peer exchange, dedicado ao avanço da pesquisa em ciência política.

Photo by John Jason on Unsplash
Photo by John Jason on Unsplash

Save the Date - IPSA: Call for Papers and Panels

De 11 a 13 de Setembro de 2024 irá decorrer em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, a conferência "Democratization and Autocratization" da International Political Science Association (IPSA) no âmbito da comemoração do seu 75º aniversário.

Photo by Annie Spratt on Unsplash
Photo by Annie Spratt on Unsplash

Call for papers | Secção Partidos e Sistemas Partidários

A secção de Partidos Políticos e Sistemas Partidários da APCP convida à apresentação de propostas para o Workshop ‘Partidos Políticos, Mudança no Sistema Partidário e Evolução da Democracia Portuguesa’. Convidamos à submissão de papers baseados no estudo empírico dos partidos políticos e do sistema partidário portugueses durante o período democrático (1974-2024). As abordagens temáticas e metodológicas dos papers são intencionalmente amplas, mas será dada prioridade a papers que se centrem na transformação dos partidos políticos e/ou do sistema partidário a longo prazo e ao seu impacto na evolução da democracia portuguesa. São também bem-vindos estudos comparativos (que incluam Portugal) e encorajamos jovens académicos a candidatarem-se.